sábado, 12 de abril de 2008

Estrelas-do-mar vermelhas (Eschinaster sepositus)




















As Estrelas-do-mar vermelhas (Eschinaster sepositus) vivem próximas às rochas, na zona entre marés. É uma espécie tipicamente litorânea, embora possa ser encontrada em profundidade de até 200 metros. Em alguns locais podem alcançar densidades muito elevadas. Podem ser encontradas em todo Mediterrâneo e pode ser encontrada no Atlântico também.

É um animal carnívoro. Alimentam-se de moluscos, crustáceos, vermes tubículas, organismos bentônicos e esponjas. Animais pequenos e ativos, mesmo peixes, ocasionalmente podem ser capturados pelos pés ambulacrários e pedicelárias e levados à boca.

Quando capturam um molusco, os pés ambulacrários forçam a abertura da concha e a estrela literalmente projeta seu estômago para fora do corpo e para dentro da concha, onde inicia a digestão do molusco lançando enzimas. Posteriormente o estômago e o conteúdo são recolhidos.

Devido a sua voracidade as estrelas constituem um sério problema para os aquicultores, pois destroem boa parte de suas criações de moluscos se não forem controladas. Muitas vezes são mortas com água quente ou quando levadas para terra firme, mas, se quebradas, podem regenerar e aumentar ainda mais sua população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário