segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Tipos de Pérolas mais Comuns


Pérola Akoya - Akoya é a clássica pérola japonesa cultivada, que recebe o nome da ostra que a produz ( Akoya gai ). São propriamente estas as conchas usadas para os primeiros experimentos de cultivo de pérolas mais brilhantes e mais belas do mundo. Pérolas similares, mas não do mesmo nível de qualidade, são produzidas hoje também na China e Coréia.


Pérola South Seas - A pérola South Seas é um dos tipos mais cobiçados pelas mulheres, pois são maiores e mais valiosas que as demais. Cultivadas na Austrália, Indonésia e Filipinas, geralmente elas têm acima de 8mm.


Pérola Barroca - São chamadas Pérolas Barrocas todas aquelas de formato irregular. Essa forma diferenciada é fruto do mecanismo de defesa da pérola, que expele vários gases que decompõem o seu núcleo, deixando-o oco e irregular. Para que a pérola barroca possa ser transformada em jóia, suas cavidades são preenchidas com um cemento especial, capaz de garantir uma maior resistência da gema.


Pérola Blister - Durante o processo de formação da pérola, eventualmente certos movimentos podem expelir a gema depois que ela já está praticamente formada. Algumas podem cair fora da concha e se perderem para sempre, já outras, até mesmo pelo peso, acabam deslizando para baixo do manto. Quando isso acontece, e a gema é gradualmente recoberta por camadas de madrepérola, forma-se a pérola blister.


Mabes ou pérolas cultivadas compostas - A produção de mabe, terminologia japonesa, é baseada no princípio de formação da blister. Mabe é uma pérola blister cultivada sólida. A primeira operação consiste da separação do manto da ostra, para depois fixar um núcleo com formato especial (semi-esférico, coração, gota, oval e outros) na concha. Este tipo de operação termina em poucos minutos, durante o qual cada ostra pode receber até seis núcleos, três em cada valva. Depois a ostra é recolocada nos cestos e novamente imersa no mar, onde o manto, gradualmente, recupera sua posição para secretar material perlífero nestes corpos estranhos. Após um ano, quando a principal colheita termina, a segunda parte do processo de composição da mabe inicia-se de novo.


Pérolas de Água Doce - As melhores pérolas de água doce são cultivadas no Japão, no Lago de Biwa, e em grande escala na China. Apenas uma ostra pode receber até 10 núcleos de uma só vez, porém o núcleo neste caso é um fragmento do tecido epitelial de uma ostra sadia.

3 comentários:

  1. Nadia adoro pérolas, e agora ta super faschion usá-las , só q não sào as pérolas verdadeiras né...rsrsrs, e o q acho mais incrível é como elas se formam na natureza, faco mergulho de quem sabe um dia eu encontro alguma... he he
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc mora em sp, na rua barao de paranapiacaba tem para vender prrolas biwa. O fio custa no maximo 70 reais........e sao cultivadas no japao

      Excluir
  2. Rosi!

    Espero que ache duas então.
    Também quero uma!
    hehehehe

    ResponderExcluir