domingo, 10 de janeiro de 2010



 






















Na mitologia grega as sereias eram criaturas de extraordinária beleza e de uma sensualidade irresistível. Quando cantavam, atraíam os navegantes que não conseguiam pelejar contra seu poder de sedução. Obcecados por aquela melodia sobrenatural, os pilotos arremessavam seus navios contra as rochas da ilha, naufragavam, e as sereias devoravam os tripulantes. Os gregos relatam que apenas dois conseguiram vencer o encanto de inimigas tão terríveis. Orfeu, o deus mitológico da música e da poesia, encontrou um recurso. Quando sua embarcação aproximou-se de onde estavam as sereias, ele salvou seus parceiros, tocando uma música ainda mais doce e envolvente do que aquela que vinha da ilha. A outra solução foi encontrada por Ulisses. O herói da Odisséia não possuía talentos artísticos. Sem dons, sabia que não venceria as sereias. Reconhecido de sua fraqueza e falibilidade, concebeu outro plano. No momento em que sua embarcação começasse a se aproximar da ilha sinistra, mandaria que todos os homens tapassem os ouvidos com cera e que o amarrassem ao mastro do navio. Depois que encarou sua fraqueza e incapacidade de enfrentar as armadilhas das sereias, rumou para a ilha conforme o plano. Do mesmo modo, deu ordem aos tripulantes: mesmo que implorasse para que o soltassem, as cordas deveriam ser apertadas ainda mais. Quando chegou a hora, Ulisses foi seduzido pelas sereias como previra, mas seus marinheiros não o libertaram. Quase louco, pedindo para ser solto, passou incólume pelo perigo. O relato mitológico termina afirmando que as sereias, decepcionadas por haverem sido derrotadas por um simples mortal, afogaram-se no mar. O que salvou Ulisses não foi a percepção de sua superioridade, mas a consciência de sua fragilidade.

Ricardo Gondim

6 comentários:

  1. adorei seu blog!
    e adoooro sereias!
    estou postando agora mesmo no meu blog algo sobre elas! rs

    beeijos!
    quando puder, passe lá:

    http://vanessaminetto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ai da uma força no novo blog obrigado
    somitologiagrega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acabei de criar um blog com temas mitológicos, etc. Adorei o seu, Nádia, mesmo (: Se puder dar uma olhada.. e se quiser, claro.
    Obrigada.
    P.S. Adorei suas imagens
    azul-sereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Na mitologia grega, sereias eram criaturas com rosto de mulher e corpo de abrutre, parecidas com as harpias. Elas tinham um canto tão lindo que atraia tripulantes para que pudessem devora-los.

    ResponderExcluir